Rating: 2.3/5 (1927 votos)


ONLINE
1


Partilhe este Site...

 

 


                       

 

 

 

 



 


Nutrição
Nutrição

 

PROCURE UM NUTRICIONISTA PARA PRESCREVER A SUA DIETA. NADA DE DIETA DA MODA HEIN!!!

 

Qual o segredo para ter uma vida longa e com saúde?

Com certeza a nutrição é um dos fatores para atingir tal objetivo.

 

Você sabe o que é nutrição?

Nutrição é um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo.  

E o que são nutrientes e para que servem?

São substâncias contidas nos alimentos que fornecem energia para o funcionamento do corpo humano. Podemos dividir em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micronutrientes são as vitaminas e mineirais.

Os carboidratos fornecem a energia necessária para que você realize as atividades do dia-a-dia. As proteínas atuam na reestruturação de células e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e hormônios. E os lípideos são o transporte das vitaminas lipossolúveis, A, D e K e também fornecem energia.

As vitaminas e os minerais são substâncias reguladoras, desempenham papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo. Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica. Em estados de doença, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.

A DFITNESS tem um acompanhamento individualizado para cada cliente e suas necessidades e seus objetivos, procurando sempre o melhor para você.

VOCÊ SABE O QUE COMER?

Como a sua alimentação pode influenciar no seu – novo – estilo de vida? Conhecer o que está comendo e saber o quanto comer é fundamental para manter uma alimentação equilibrada e saudável. Antes de falar dos alimentos, porém, é importante entender o que significa e qual a importância de cada grupo alimentar:

 

Carboidratos: principais fontes de energia para as atividades diárias e responsáveis pela contração muscular e integridade funcional do tecido nervoso. Têm também função anticoagulante, lubrificante, estrutural e antigênica (atua na ativação do sistema imunológico).

 

Proteínas: importantes na reparação e construção dos tecidos corporais, na formação de hormônios, coagulação sanguínea e fonte energética.

 

Gorduras (lipídeos): importantes para o metabolismo corporal e principal forma de armazenamento de energia. Nutriente que contém mais calorias, portanto, deve ser consumida com moderação.

 

Vitaminas e minerais: essenciais para o bom funcionamento do metabolismo e no combate aos radicais livres (moléculas que em excesso prejudicam nosso sistema imunológico).

 

Fibras: encontradas exclusivamente em alimentos de origem vegetal, as fibras têm papel fundamental para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, ajudando no emagrecimento e reduzindo o risco de doenças relacionadas ao aparelho digestivo. Em excesso, prejudicam a absorção de outros nutrientes importantes.

 

Água: responsável por regular a temperatura corporal e pelo transporte de nutrientes e produtos do metabolismo. Com isso em mente, você pode entender melhor a função de
cada alimento na Pirâmide Alimentar:

                           

 

Um cardápio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipídeos e 15% de proteínas, além das vitaminas, sais minerais e fibras.

                                                                                                                                                                                                                           

 

DICA DE ALIMENTOS QUE AJUDAM A ACELERAR SEU METABOLISMO


A alimentação é um dos fatores decisivos para mantermos a saúde em dia e, consequentemente, a beleza, uma dieta equilibrada deve se basear com alguns alimentos que têm ação potencial na modulação da composição corporal, ou seja aceleram o metabolismo e controlam o apetite. Inclua-os na sua lista do supermercado.

1.Chá branco – apresenta poder antioxidante, possui compostos que colaboram na redução do LDL. Eles podem ser utilizados diariamente sem açúcar, contribuindo para a ingestão aumentada de líquidos e reforçando a briga contra os radicais livres.

2. Azeite de Oliva – Alimento rico em ácidos graxos insaturados, seu consumo é recomendado devido a sua boa quantidade de antioxidantes e os efeitos positivos de seus ácidos graxos monoinsaturados sobre a hipertensão arterial e perfil lipídico.

3. Frutas diuréticas e que auxiliam no trânsito intestinal - Com propriedades diuréticas como melancia, abacaxi, melão cantaloupe, morango .Auxiliam o trânsito intestinal como mamão, ameixa e laranja com bagaço.

4. Pimenta- a pimenta ajuda a perder calorias, derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal.Graças à capsaicina, substância presente na parte mais esbranquiçada, onde ficam as sementes.

5. Oleo de coco- é uma gordura que promove emagrecimento, no fígado ele se transforma em energia e não se deposita no organismo, fazendo você perder duas vezes mais o número de quilos de uma dieta comum.Para perder a barriga ele te auxilia também, você chega a perder duas vezes as medidas que você perderia normalmente.

6. Oleaginosas - Nozes, Amêndoas, Castanhas, Avelãs, Castanha Do Pará – seu conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados envolve aumento do gasto de energia basal e da termogênese induzida pela dieta.são
- As nozes são ótima fonte de vitamina E, potássio e proteína vegetal.
- A castanha-do-Pará fornece o mineral selênio, que é antixiodante, magnésio e ácido graxo ômega 3 benéfico para a saúde.
- Avelãs e amêndoas também são ricas em potássio e vitamina E.
- Devem fazer parte da alimentação diária por seu valor funcional mas lembrando sempre apresentam alto teor de calorias.

7. Chá verde – apresenta poder antioxidante, possui compostos que colaboram na redução do LDL. Podendo contribuir na redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares.

8. Frutas que emagrecem e vegetais amarelos, laranja e vermelho - Mamão, batata doce, manga, cenoura, tomate, laranja.
Atuam como poderosos antioxidantes.
- O tomate possui licopeno, que esta relacionado a diminuição dos riscos de câncer de próstata, pulmão e esôfago. Os produtos prontos de tomate, como molhos prontos se apresentam com carotenóides em maior biodisponibilidade, além de serem fontes de fibras que promovem redução do esvaziamento gástrico e portanto, diminuem a sensação de fome. Estudos mostram que acréscimo de 14g de fibras esta associado a10% da ingestão calórica e a uma perda de 2 a 4 kg em 4 meses
- Suco de laranja atua como agente quimiopreventivo, atua na desintoxicação enzimática do fígado.

9. Frutas e vermelho azulados; repolho roxo, uva roxa, vinho tinto – possuem flavonóides que varrem os radicais livres e protegem os tecidos contra esses radicais livres

10. Soja – os fitoestógenos presentes na soja atua como antioxidantes, bloqueadores de carcinógenos e podem ajudar a prevenir câncer relacionados à hormônios como os de mama, ajuda a reduzir os risco de doenças cardiovasculares, colabora nos incômodos da menopausa.

11.Peixes - Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, previnem infartos e derrames, ao baixar os níveis de triglicérides e de LDL.

 

ALIMENTOS SABOTADORES DA BOA ALIMENTAÇÃO


Estes alimentos, alem de provocarem um desgaste muito grande do organismo, roubam sua energia, diminuem seu humor e podem piorar o quadro da obesidade.

1. Sal: Uma molécula de sódio retem 4 moléculas de água. Com a retenção hídrica ocorre elevação da Pressão Arterial, pois o coração terá que trabalhar mais para vencer a pressão provocada pelo excesso de liquido retido. Beba mais água para diluir o sal e auxiliar sua eliminação pelos Rins. Troque o excesso de sal de sua dieta por ervas, temperos, alho, que darão um sabor especial a sua dieta.

2. Álcool: O álcool e bastante calórico (1g de álcool tem 7 cal) e exige muito do figado, o álcool impede a absorção de nutrientes de alimentação e inibe o efeito de diversas medicações. O álcool produz no inicio um relaxamento rápido no individuo, este “relaxamento” dura de 3 a 6 horas, mas com a diminuição de absorção de nutrientes (o figado fica “inflamado” devido o contato com o álcool) apos 6h ocorre: “dor de cabeça”, prostração, impaciência, e na maioria das vezes uma sensação de tensão seguida de “Depressão”, obrigando o individuo voltar a beber para sentir-se novamente “relaxado”. E um ciclo vicioso.

3. Açúcar: O açúcar, por derivar da cana-de-açúcar, e um carboidrato simples, que semelhante ao álcool produz também uma sensação de “relaxamento” inicial. Em contra partida, sobrecarrega o Pâncreas, obrigando-o a produzir “Insulina” para glicemia no organismo e a “sobrecarga” do Pâncreas diminuem a nossa disposição.

 

 

SUPLEMENTOS ALIMENTARES

 

Não vai achando que suplemteno alimentar é mágico, e que você vai tomar e ficar como você deseja. O suplemento é um complemento de sua alimetação, caso a mesma esteja sendo realizada com o acompanhamento de um nutricionista e não esta sendo o suficiente para atingir o seu objetivo.

 

 

 

 

WHEY PROTEIN - O Whey Protein  é usado numa tentativa de impulsionar os níveis de força, acentuar ganhos no tamanho do músculo e prevenir avaria no tecido muscular, que pode ocorrer após exercício intenso. Quando nos exercitamos ocorre um declínio na taxa de proteína, assim, aumentamos nossa necessidade de proteína e de aminoácidos necessários ao reparo do tecido e crescimento do músculo. Para manutenção ou aumento da massa muscular, é preciso uma ingestão adequada de proteínas. Isso é conseguindo ingerindo de 1,2 à 3,0 gr/Kg/dia.

 

 

 

BCAA - São oxidados rápida e preferencialmente pelo músculo esquelético, notadamente durante exercícios de intensidade moderada/alta e longa duração, situação na qual se observa uma queda em suas concentrações plasmáticas, provocada pelo maior desvio desses aminoácidos para a produção de energia durante o exercício,  estimulam a produção de insulina, fazendo com que os aminoácidos penetrem mais facilmente nas células musculares para que possam servir de matéria-prima na construção dos músculos.

 

 

 

MALTODEXTRINA - Composto energético formado pela associação de carboidratos simples e complexos. Ideal para repor, manter e fornecer os níveis de energia ao seu corpo durante os exercícios de resistência e/ou nos treinamentos com sobrecargas. Usado após a pratica de exercícios ajuda na recuperação evitando a fadiga e o catabolismo.

 

 

 

CREATINA - É um suplemento alimentar, composto a partir de 3 aminoácidos – Glicina, Arginina e Metionina. Como principais funções têm-se: aumento de volume e força muscular, adia a sensação de fadiga, oferece mais explosão muscular, o que é interessante em esportes de curta duração.